quinta-feira, 24 de março de 2011

Aos Trabalhadores da Vimeca Transportes

                             





Aos Trabalhadores da Vimeca Transportes
                                                    Cominicado de Março de 2011



A gerência da Vimeca Transportes continua a adiar a resolução de problemas dos trabalhadores como se essa fosse a solução, se não vejamos:
  • No ultimo ano não atualizou salários ou fê-lo pontualmente aos “lacaios” como é hábito, mas os trabalhadores continuam sem saber com que contar para fazer face às despesas. É urgente um aumento salarial na Vimeca que dignifique quem trabalha.
  • Outra das necessidades continua a ser a vigência do contrato a Janeiro, alturaenfrentando o aumento do custo de vida desde o princípio do ano, mas é urgente um aumento salarial na Vimeca que dignifique esta classe. Basta de sacrifícios e aumentos da jornada de trabalho para o mesmo salário. É vergonhosa a estagnação de salários que estes profissionais têm sofrido.
  • Ao nível das condições de trabalho e sem fim à vista estão um conjunto de problemas deverão ter tratamento diferente no futuro.

Higiene

Os trabalhadores desta casa continuam a fazer as suas necessidades fisiológicas na roda do autocarro, na parede, no arbusto, ainda que sejam coagidos e constrangidos pelo meio urbano e pelas chefias, não lhe lhes resta outra alternativa. Ainda que, quanto esta situação possam ser atribuídas responsabilidades às autarquias, é sabido que a administração da empresa nada tem feito  para que os principais pontos de rendição, terminais rodoviários e  postos de venda de bilhetes estejam equipados com instalações sanitários.
Aos trabalhadores desta casa a quem não são atribuidos horários que permitam a deslocação ao refeitório da empresa ou perto de casa, resta-lhes o banco do jardim ou mesmo os bancos do autocarro. Pois é, não são permitidas refeições dentro das viaturas tal como refere o RT afixado no seu interior, bem como fazer necessidades na via pública é punível por lei, mas aos trabalhadores dos transportes é tolerado desde que as chefias não vejam!!! Mesmo esses, praticam a politica do “faz o que digo, mas não faças o que eu faço”! Sim! Pois, também estes têm necessidades fisiológicas.
Segurança

Quando se anuncia um seguro que protege os trabalhadores dos roubos que são pontualmente alvos, era de esperar que estes fossem acionados sempre que os trabalhadores reúnam as condições enunciados nessa informação. Ora bem, mas afinal na prática isto não sucede. Aos trabalhadores vítimas de furto ou roubo é colocada a seguinte opção, ou paga ou vai apodrecer no parque, sem agente único, horários sempre nocturnos, ou fica com o serviço de carreiras cobrança (ex. Hipermercado Jumbo, Combos). Quando não se tem capacidade para resolver o problema de fundo, este é o caminho mais fácil.
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Os trabalhadores continuam a aguardar relativamente à colocação de câmaras no interior das viaturas que contribuam para o reforço da segurança do motorista e utentes, face ao galopar dos actos marginais em transportes públicos.

Discriminação
Os representantes dos trabalhadores basta  que sejam, para o serem alvo de tratamento e salários diferenciados. Seja em carreiras sem pagamento de  agente único, seja como motorista de parque ou no interior das oficinas, esta é a sentença aplicada a quem ousa defender direitos dos trabalhadores num colectivo ou levantar questões pertinentes relativamente a uma gestão de empresa que se diz perfeita.
São estes e outros problemas que serão brevemente denunciados às populações, pois entendemos que não podem ficar mais tempo só entre nós.

“Mais vale morrer de pé do que viver ajoelhado”

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Informação útil:
Protocolos/Parcerias para:
  • CAM
  • Transporte Colectivo de Crianças
  • CAP Táxis
  • Psicotécnicos para revalidação
  • Optivisão
  • Liberinter Seguros

Mais informação junto dos Dirigentes e Delegados do STRUP na Vimeca Transportes.



Sindicaliza-te em www.strup.pt                                                                              Mar-11

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