Bilhetes no telemóvel
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ALEXANDRA TAVARES-TELES
LEONARDO NEGRÃO (imagem)01 Dezembro 2007
ALEXANDRA TAVARES-TELES
LEONARDO NEGRÃO (imagem)01 Dezembro 2007
Ainda esta época vai ser possível comprar bilhetes para os jogos do Benfica através do telemóvel e entrar no Estádio da Luz passando apenas o visor do aparelho num leitor compatível. Está prevista a apresentação do projecto em três fases e a primeira arranca já este mês. Trata-se de uma fase-piloto, que consiste no envio de convites (não se sabe ainda quantos convites serão enviados) para o jogo, em casa, com o Estrela da Amadora, que vai realizar-se no dia 20. Os convidados serão escolhidos por critério a estabelecer pela Caixa Geral de Depósitos no âmbito da parceria desta entidade bancária com o clube relativamente ao cartão de crédito do Benfica. Os convites serão precedidos de um e-mail apresentando o novo sistema e informação sobre os procedimentos necessários.
Mas como funciona esta tecnologia? Os telemóveis receberão códigos de barras que serão depois lidos nos leitores de códigos 2D e que estão já instalados em todas as entradas do estádio, na zona dos torniquetes. "Se virem uns pontinhos no telemóvel, não os apaguem" , alerta António Ferreira, director de sistema de informação do Benfica. Ultrapassada a fase-piloto, o sistema ficará acessível ao grande público. E o Benfica espera que isso possa acontecer ainda durante esta época desportiva. Recorrendo ao site do clube, qualquer interessado poderá receber no aparelho esse tal código de barras configurando o pagamento do bilhete exactamente como o faz agora "com o cartão de crédito". Na última fase, prevista para o início da próxima temporada, os interessados poderão fazer a compra utilizando o telemóvel no sitewap do Benfica, o ambiente onde vai ser possível escolher a bancada e o local de onde se quer ver o jogo.
"Julgo que os primeiros ensaios em Portugal desta tecnologia foram feitos pela Lusomundo relativamente à venda de bilhetes para salas de cinema", diz António Ferreira, que defende a generalização do método no negócio. "Seria óptimo se o FC Porto e o Sporting aderissem a este processo". A criação destes serviços visa a obtenção de maiores receitas, mas o clube não tem previsões seguras nesta matéria. "Tendo em conta o sucesso que tiveram em Portugal os multibancos e o negócio dos telemóveis, é expectável uma boa adesão à utilização do meio, até pelo conforto que proporciona, evitando as filas para aquisição de ingressos nas bilheteiras tradicionais", diz o responsável.
O Benfica vai trabalhar com todas as operadoras e o sistema funciona com qualquer marca de aparelhos. Será criado em disponibilidade permanente um call-center que ajudará a corrigir e a resolver eventuais erros de envio, num projecto que está a ser desenvolvido em parceria com a Link, responsável pela plataforma que permite o envio de 2D.
O Benfica tem vindo a facilitar a compra de bilhetes. Depois do aumento do número de bilheteiras (actualmente são quarenta) para o Euro 2004, foi descentralizada a venda dos ingressos nas casas do Benfica. Mais tarde, foi criada a possibilidade de aquisição via Internet, soluções insuficientes. António Ferreira conta: "Tivemos duas surpresas, no jogo da Taça de Portugal com o Oliveira do Bairro e num Benfica-Sporting em juniores. De repente, estavam à volta do Estádio cerca de 20 mil pessoas sem bilhete, alguns dos quais não seriam frequentadores assíduos do futebol. E muitos não tiveram paciência para estar na fila das bilheteiras. Isso deu-nos a ideia de criar esta tal bilheteira particular". |
TAMBEM NA CP
O processo de “virtualização da bilhética” será feito a partir de uma nova plataforma informática, a “Mobi” que vai possibilitar o acesso, por parte dos utentes da CP a toda a informação que atualmente a empresa de transportes ferroviários disponibiliza na Internet: horários, preços e durações das viagens para além de acesso direto ao “call center” da empresa. Numa fase posterior, a empresa vai permitir a compra de passes mensais pela Internet, por pagamento de Visa, disponibilizando descontos a quem optar por esta forma de pagamento das suas assinaturas mensais.
O comboio é uma das alternativas que estão hoje à disposição das sociedades modernas para reduzirem a sua pegada de carbono e contribuírem para o problema catastrófico que representam as Alterações Climáticas. É claro que não basta consumir energia elétrica, para se ecológico… pelo contrário, se a fonte deste for (como é nos EUA e na China), o carvão, uma das fontes de CO2 mais danosas conhecidas, mas se for Nuclear, Solar, Eólica ou Hídrica é ecológica (no caso do Nuclear, isso é mais polémico), e logo, o aumento da utilização dos transportes ferroviários pode traduzir-se por uma redução da Pegada de Carbono e da dependência das importações de combustíveis sólidos muito assinalável.
Mas como funciona esta tecnologia? Os telemóveis receberão códigos de barras que serão depois lidos nos leitores de códigos 2D e que estão já instalados em todas as entradas do estádio, na zona dos torniquetes. "Se virem uns pontinhos no telemóvel, não os apaguem" , alerta António Ferreira, director de sistema de informação do Benfica. Ultrapassada a fase-piloto, o sistema ficará acessível ao grande público. E o Benfica espera que isso possa acontecer ainda durante esta época desportiva. Recorrendo ao site do clube, qualquer interessado poderá receber no aparelho esse tal código de barras configurando o pagamento do bilhete exactamente como o faz agora "com o cartão de crédito". Na última fase, prevista para o início da próxima temporada, os interessados poderão fazer a compra utilizando o telemóvel no sitewap do Benfica, o ambiente onde vai ser possível escolher a bancada e o local de onde se quer ver o jogo.
"Julgo que os primeiros ensaios em Portugal desta tecnologia foram feitos pela Lusomundo relativamente à venda de bilhetes para salas de cinema", diz António Ferreira, que defende a generalização do método no negócio. "Seria óptimo se o FC Porto e o Sporting aderissem a este processo". A criação destes serviços visa a obtenção de maiores receitas, mas o clube não tem previsões seguras nesta matéria. "Tendo em conta o sucesso que tiveram em Portugal os multibancos e o negócio dos telemóveis, é expectável uma boa adesão à utilização do meio, até pelo conforto que proporciona, evitando as filas para aquisição de ingressos nas bilheteiras tradicionais", diz o responsável.
O Benfica vai trabalhar com todas as operadoras e o sistema funciona com qualquer marca de aparelhos. Será criado em disponibilidade permanente um call-center que ajudará a corrigir e a resolver eventuais erros de envio, num projecto que está a ser desenvolvido em parceria com a Link, responsável pela plataforma que permite o envio de 2D.
O Benfica tem vindo a facilitar a compra de bilhetes. Depois do aumento do número de bilheteiras (actualmente são quarenta) para o Euro 2004, foi descentralizada a venda dos ingressos nas casas do Benfica. Mais tarde, foi criada a possibilidade de aquisição via Internet, soluções insuficientes. António Ferreira conta: "Tivemos duas surpresas, no jogo da Taça de Portugal com o Oliveira do Bairro e num Benfica-Sporting em juniores. De repente, estavam à volta do Estádio cerca de 20 mil pessoas sem bilhete, alguns dos quais não seriam frequentadores assíduos do futebol. E muitos não tiveram paciência para estar na fila das bilheteiras. Isso deu-nos a ideia de criar esta tal bilheteira particular". |
TAMBEM NA CP
A partir de 2010, a CP vai permitir comprar e validar bilhetes e passes por… telemóvel
A maioria das pessoas não se apercebem, mas transportam consigo, a cada momento, computadores pessoais com desempenhos e capacidades bem superiores a todos os sistemas informáticos de que o programa lunar Apollo dependia… Os nossos telemóveis. Assim, é de certa forma incompreensível porque é que este recurso não tem sido mais utilizado pelas empresas que nos prestam serviços. A CP, contudo, está disposta a dar um novo uso aos nossos telemóveis e já a partir do próximo ano (2010) será possível comprar bilhetes utilizando um telemóvel. Numa fase seguinte, a empresa irá permitir a utilização dos telemóveis não somente para comprar bilhetes, mas também para que estes possam substituir completamente os atuais bilhetes magnéticos (“Lisboa Viva” e “Viva Viagem“) de forma a que os telemóveis possam ser utilizados para abrir as portas de acesso e validar os trajetos dos viajantes. Assim, a empresa continua na senda de reduzir a impressão e distribuição de bilhetes em papel, e até em bilhetes magnéticos reutilizáveis, com apreciável redução da sua pegada de carbono e dos custos operacionais. Ao avançar neste campo já em 2010, a CP torna-se líder europeu nesta área, sendo já atualmente os únicos que permitem a validação de bilhetes comprados pela Internet por SMS. O sistema ainda tem uso limitado, sendo possível a sua utilização apenas para viagens de longo curso (Alfa e Intercidades).O processo de “virtualização da bilhética” será feito a partir de uma nova plataforma informática, a “Mobi” que vai possibilitar o acesso, por parte dos utentes da CP a toda a informação que atualmente a empresa de transportes ferroviários disponibiliza na Internet: horários, preços e durações das viagens para além de acesso direto ao “call center” da empresa. Numa fase posterior, a empresa vai permitir a compra de passes mensais pela Internet, por pagamento de Visa, disponibilizando descontos a quem optar por esta forma de pagamento das suas assinaturas mensais.
O comboio é uma das alternativas que estão hoje à disposição das sociedades modernas para reduzirem a sua pegada de carbono e contribuírem para o problema catastrófico que representam as Alterações Climáticas. É claro que não basta consumir energia elétrica, para se ecológico… pelo contrário, se a fonte deste for (como é nos EUA e na China), o carvão, uma das fontes de CO2 mais danosas conhecidas, mas se for Nuclear, Solar, Eólica ou Hídrica é ecológica (no caso do Nuclear, isso é mais polémico), e logo, o aumento da utilização dos transportes ferroviários pode traduzir-se por uma redução da Pegada de Carbono e da dependência das importações de combustíveis sólidos muito assinalável.
Metro – Vai testar bilhetes através do telemóvel
Vinte e cinco pessoas pré-seleccionadas vão testar uma tecnologia inovadora que permite viajar no Metropolitano pagando o bilhete através do telemóvel, solução que irá estender-se depois a outros operadores de transporte de Lisboa, revelou fonte da empresa.O projecto, que arranca este mês e que, na primeira fase, irá apenas abarcar o Metro, é uma parceria entre a Otlis – Operadores de Transportes da Área Metropolitana de Lisboa, os três operadores de comunicações móveis nacionais (Optimus, Vodafone e TMN), a Oberthur Technologies (empresa fornecedora dos cartões Lisboa Viva e de telemóvel), o Metro, a Carris, CP e Transtejo/Soflusa.
O período de testes vai prolongar-se por dois meses e, numa segunda fase da experiência, que irá alongar-se à Carris, CP e Transtejo/Soflusa, abrangerá até 100 pessoas pré-seleccionadas e que terão de utilizar obrigatoriamente os telemóveis «Sagem my700x» e um modelo que a Nokia vai lançar no início de Novembro, os únicos com tecnologia NFC – Near Field Communication (comunicação sem fios de curto alcance).Diário Digital
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