O cansaço e o excesso de velocidade são causas comuns dos acidentes de viação com camiões, autocarros e carros de empresa. Nos países industrializados, os acidentes rodoviários são o tipo de acidente de trabalho com mais vítimas mortais.
O cansaço é um factor significativo em cerca de 20% dos acidentes que envolvem veículos comerciais pesados.
Nos casos em que o trajecto de um veículo pesado é feito em mais do que um país da UE, a legislação europeia limita as horas de trabalho dos motoristas. O tempo de condução não pode exceder as 9 horas diárias ou as 56 horas semanais e os motoristas são obrigados a fazer pausas de, pelo menos, 45 minutos todas as 4h30.Transporte de mercadorias perigosas
A UE proibiu o transporte por estrada de determinadas mercadorias perigosas, especialmente quando há risco de explosão.No que se refere às restantes mercadorias perigosas, a UE estabeleceu normas mínimas no domínio da embalagem e da rotulagem e exige que os veículos que transportam esse tipo de mercadorias sejam devidamente construídos e equipados.
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