terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ano novo problemas velhos

 
       
   
 
 
30-01-2010 - SCOTTURB
   
     
 
ANO NOVO PROBLEMAS VELHOS
 
 
     
     
 

Numa clara afronta ao Ministério do Trabalho e aos trabalhadores, a empresa continua a fugir às negociações. Este comportamento tem por objectivo aplicar à força a vontade própria nas relações laborais.
È importante dizer de viva voz que o STRUP já denunciou à ACT esta atitude de desrespeito pelo direito à negociação colectiva. Espera-se que as negociações retomem o curso normal e que a empresa honre o compromisso assumido naquele Ministério. Deste processo devem sair resultados concretos que garantam aos trabalhadores os seus direitos incluído o da revisão dos salários.

NÃO GOSTA?! ENTÃO RESPEITE OS DIREITOS DOS TRABALHADORES


A empresa respondeu finalmente à resolução aprovada durante a realização da manifestação realizada no passado dia 12 de Novembro de 2009 junto ao portão da empresa. Na resposta a empresa descarta qualquer propósito de viabilidade de soluções por entender que a referida resolução não reflecte as preocupações dos trabalhadores mas apenas de 4 ou 5 que se manifestaram nesse dia.

O STRUP não vai cruzar os braços perante isto, e no início do ano vai promover uma concentração com duração suficiente que garanta a presença de um grande número de trabalhadores. Esta acção prevê-se que tenha a duração de 20 horas.

SALA DE MOTORISTAS

È pena que os cacifos tardem em chegar como foi garantido à vários anos, enquanto isso fazem-se obras que ninguém percebe para que servem. Uma coisa os trabalhadores perceberam, a vitrina para informação sindical aos trabalhadores ficou bem mais escondida. Manteremos a actualização da vitrina, garantindo a informação necessária aos trabalhadores para que estes façam o seu juízo de valor.

Para quem tem memória mais curta, o STRUP lembra a comunicação que foi feita pela gerência assegurando que na sua gestão não seria necessário retirar direitos aos trabalhadores, que estava na altura de acabar com o discurso do “mito do papão”, “ou que tudo se fazia para lesar os trabalhadores”, seríamos uma equipa rumo ao sucesso da empresa com apelo ao trabalho, dedicação, tolerância e colaboração, que os bons resultados trariam compensações. Prometeu obras e mais obras e trabalhadores satisfeitos!
Obras na ilha de abastecimento e pórtico de lavagem de viaturas no mês seguinte onde garantia que estes trabalhadores ficariam protegidos da intempérie.
Um departamento de pessoal onde “todo o trabalhador poderia ter acesso às informações que julgasse necessárias referente ao seu trabalho e ao seu recibo de vencimento”.
Formação e, pessoalmente chegou a afirmar que as retribuições iriam ser equiparadas para por fim a injustiças.
Em suma, propunha através duma gestão cuidadosa mas justa e responsável melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores

E O QUE TÊM OS TRABALHADORES HOJE?

Falta dos cacifos
Os abastecedores continuam sem protecção das águas das lavagens e da chuva que entra nessa área
Serviços de escala discriminatórios e sem descrição das respectivas retribuições
Não cumprimento do AE em matérias mais básicas
Mais e mais e mais, processos disciplinares
Os serviços de recolhas de viaturas ao longo do dia e que eram utilizados para deslocação ao refeitório acabaram. No entanto esses serviços mantêm-se, as viaturas andam vazias para trás e para a frente mas não se facilitam as idas ao refeitório.
Chefias prepotentes e arrogantes sem capacidade de decisão para questões básicas e aparentemente sem qualquer formação de relações humanas.
Cargas horárias exageradas que não podem ser desassociadas do índice de sinistralidade.
Salários pouco dignos para quem assume a responsabilidade de um profissional como o Motorista de Serviço Publico.
Tratamentos desumanos como o que está a ser dado ao nosso delegado sindical a fazerem lembrar as novelas Brasileiras e do “bom estilo” dos “Coronéis” do século passado.

O STRUP está atento a todas as alterações, obras que se desenrolam no parque e restantes instalações e espera que as mesmas respeitem os trabalhadores e a sua privacidade.
Não somos apenas críticos, aproveitamos para felicitar as melhorias efectuadas em relação às condições de segurança dos postos de venda.
Propondo no entanto que num destes postos seja rectificada a colocação do dispositivo de segurança para mais próximo do trabalhador.

Recordando a comunicação de 29 de Agosto de 2005, da actual gerência, cabe-nos em abono da verdade esclarecer que o STRUP, através dos seus dirigentes sindicais na empresa, tem apresentado propostas racionais para responder a problemas urgentes mas que infelizmente acabam por receber o silêncio da gerência da Scotturb.
 
 
     
 
Por melhores condições de trabalho
Defende o teu Acordo de Empresa
Que o ano de 2010 não seja só de esperança mas de concretizações
A união faz a Força
 
 
STRUP / FESTRU
 
   
   
     

Sem comentários:

Enviar um comentário